Welita Reis 

Virtual 12 a 16 de Setembro de 2021

O tema do 3º Congresso Brasileiro de Vida Silvestre é Trilogia, com a finalidade de unir assuntos das duas primeiras edições e as novidades até então inéditas ao CBVS. Revisitar alguns assuntos com novas experiências e também permitir o acontecimento de atividades especiais. O 3º CBVS acontece virtualmente também na data oficial, entre 12 a 16 setembro de 2021, com palestras, minicursos, cerimônias, além de outras atividades dedicadas ao tema. O objetivo do CBVS continua sendo realizar interações, através de tecnologias disponíveis, com discussões sobre a vida silvestre de forma compacta, propositiva e democrática. Dessa forma, o evento técnico-científico reúne comunidade acadêmica, técnicos, integrantes de organizações não-governamentais que atuam ou têm interesse em vida silvestre.

3º CBVS Programação

12/09 Palestras e Sessão

10:30 – O Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus)  na Chapada dos Veadeiros (GO): área de distribuição, registros atuais e de ninho, ameaças e manual de Boas Práticas. Gislaine Maria Silveira Disconzi  - UnB / Fernando Henrique Previdente - UFSCar

14:00 -  De volta para casa: soltura de animais silvestres reabilitados em SC. - Vanessa Tavares Kanaan - IES

16:00 -  Ariranhas e o turismo sustentável. - Caroline Leuchtenberger - IUCN

18:00 -  Impacto de mudanças antropogênicas em morcegos e suas interações no Cerrado. - Hernani Fernandes Magalhães - UnB

20:00 -  Sessão Vida Silvestre 1  

13/09  Minicursos 

09:00 Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas João Victor da Silveira Bertão - IPeC e Renata Balsamo Dias IPeC / Ecologia, diversidade e ameaças à hepertofauna da Caatinga - Rafael Duarte - Unilab  e Ednalva da Silva Santos - URCA /  Pesquisas cognitivas em primatas-não-humanos: O que temos em comum?  - Clara de Sena Costa - UnB

14:00 As borboletas frugívoras (Nymphalidae) como indicadoras de biodiversidade e seu papel na conservação do Cerrado - Geraldo de Brito Freire Junior - UnB

19:00 Animais Peçonhentos de Importância Médica: identificação e como funcionam os sistemas de informação. - Nathalie Queirolo Kaladinsky Citeli - UnB / Importância dos crustáceos nos ecossistemas. - Mateus Pereira Santos - UNESP  e Gabriel Fellipe Barros Rodrigues - UNESP / Técnicas para o monitoramento de fauna - Lucas Gonçalves da Silva - UnB

14/09 Palestras e Sessão

08:30 Importância de árvores isoladas para a biodiversidade em paisagens alteradas pelo homem. Mariana de Carvalho   UnB

10:30 Vida silvestre dentro das bromélias: do refúgio à moradia. - Alan Pedro de Araújo - UFG

13:00 -  Biotecnologia aplicada à conservação de espécies ameaçadas de extinção: Expectativa X Realidade.  - Rogerio Loesch Zacariotti - IDF 

14:30 Visão Geral e atividades do Projeto Cetáceos. - Milene Novais - Projeto Cetáceos

16:00 Projeto TamanduASAS: criação, reabilitação e solturas monitoradas de tamanduás-bandeiras. - Juliana Macedo Magnino Silva - IEF

18:00 - Espécies de Pinípedes que ocorrem no Brasil. - Sérgio Curi Estima - NEMA

20:00 -  Sessão Vida Silvestre 2

15/09 Palestras e Sessão

08:30 Projeto Selva Viva e sua ferramenta viva de educação ambiental e preservação. Marcus Augusto Buononato Projeto Selva Viva 

10:30 O programa de conservação do Mico-Leão-Dourado.  - Luís Paulo Ferraz  - AMLD

13:00 Pró-Espécies: Todos contra a extinção.  - Gabriela Viana Moreira - FGV

14:30 Projeto Caiman: Uma história de reconciliação entre sociedade e Natureza. - Yhuri Cardoso Nobrega - IMD e Iago Silva Ornellas  - Instituição 

18:00 -  Relação entre a bio-ecologia das serpentes e os acidentes ofídicos. - Paulo Sérgio Bernarde - UFAC

20:00 -  Sessão Vida Silvestre 3

16/09 Palestras e Sessão

09:00 Conservação da onça-pintada no Pantanal: avanços e desafios.  Fernando Rodrigo Tortato   Panthera

13:00 -   Conhecendo os Grandes Mamíferos do DF e Região. - Fábio Hudson Souza Soares - MPA

14:30 Morcegos e Vírus Mortais. - Ricardo Moratelli Mendonça da Rocha  - Fiocruz

16:00 Dez anos de conservação do Tatu-canastra.  - Arnaud Léonard Jean Desbiez  - RZSS

19:00 Desafios na Conservação de Preguiças. - Shery Duque Pinheiro - Projeto preguiça 

21:00 -  Sessão Vida Silvestre 

Sessão Vida Silvestre Resumos

Resumos estão distribuídos nas áreas: DOC – Documentários através de registros fotográficos, levantamentos, inventários, listas de ocorrência, taxonomia e estudos ou relatos de caso; EDUCAÇÃO – Atividades de educação ambiental e etnobiologia; SILVESTRES – Resultados de projetos com ênfase às ligações entre espécies silvestres, interligando 'espécie-ecossistema-sociedade' e que contemplam vertebrados, invertebrados, vegetais e organismos unicelulares ou pluricelulares. Modelos: Resumo/Resumo expandido -O prazo final para envio dos resumos está definido para 30/06/2021.

Regras para resumos 

1. Os trabalhos do Congresso são classificados como:

 a. Resumo simples– trabalho em parágrafo único com título, palavras-chave e texto; 'até 4.000 caracteres, incluindo espaços'. 

b. Resumo expandido – trabalho com título, palavras-chave, texto organizado nas seções: introdução '2.000 caracteres, incluindo espaços', metodologia 'até 2.500 caracteres, incluindo espaços', resultados e discussão 'até 2.500 caracteres, incluindo espaços', conclusão até 500 caracteres, incluindo espaços' e Referências. 

2. O Congresso disponibiliza os modelos ilustrativos de resumos no site e canais do evento. 

3. As áreas para envio de resumos são: 

a. DOC – Documentários através de registros fotográficos, levantamentos, inventários, listas de ocorrência, taxonomia e estudos ou relatos de caso; 

b. EDUCAÇÃO – Atividades de educação ambiental e etnobiologia; 

c. SILVESTRES – Resultados de projetos com ênfase às ligações entre espécies silvestres, interligando 'espécie-ecossistema-sociedade' e que contemplam vertebrados, invertebrados, vegetais e organismos unicelulares ou pluricelulares. 

4. Para efetivar o envio de resumo é necessário ter realizado a inscrição no Congresso.

5. Cada inscrição dará direito à submissão de até dois (2) resumos. 

6. Ao menos um (1) dos autores do resumo deve estar inscrito no Congresso e cada resumo pode ter no máximo 10 (dez) autores.

7. São aceitos apenas resumos de trabalhos originais em português e não publicados. 

8. A qualidade ortográfica do texto e o conteúdo são de responsabilidade da autoria do resumo e serão considerados como um dos critérios de avaliação pela Comissão Técnica. 

9. Autores poderão apresentar na forma de palestra ou vídeo informativo, mediante seleção da Comissão Técnica. 

10. Os resumos com desempenho de destaque podem receber título ‘Melhores Trabalhos’. 

11. O prazo final para envio dos resumos está definido para 30/06/2021. 

12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 Brasília, 20 de março de 2021. Atualizado em 30/04/2021.

 Comissão Organizadora – CBVS – 12 a 16 de setembro de 2021 

Concurso Fotografia Vida Silvestre


Normas para participação no Concurso de Fotografia Vida Silvestre realizado pelo Congresso Brasileiro de Vida Silvestre. 


1.1. O presente Edital fixa as normas para inscrição, submissão e premiação no Concurso de fotografias realizado pelo Congresso Brasileiro de Vida Silvestre CBVS. 

1.2. A Organização irá selecionar todas as fotografias que se enquadram nas normas do Concurso e colocar em exposição para ser realizada a votação.

1.3. O Concurso se inicia a partir da publicação deste Edital, respeitando as etapas, normas e procedimentos aqui descritos.

2.1. Promover o Concurso de fotografias do CBVS.

2.2. Proporcionar oportunidade de admiração para com a biodiversidade silvestre brasileira e chamar a atenção para a importância da conservação da natureza.

3.1. As imagens criadas por meio de exposição luminosa, utilizando tecnologia digital ou analógica, deverão ser inéditas e retratar a vida silvestre.

3.2. As fotografias deverão ser submetidas em formato .JPG ou .PNG com tamanho de até três (3) megabytes cada.

4.1. São aceitáveis a otimização de cor e contraste, que mantenham cores naturais, de enquadramento (cropping) que mantenham as proporções. O uso excessivo poderá acarretar na desclassificação da fotografia.

4.2. O autor deverá assumir a responsabilidade pela autoria, e por eventuais sanções relativas ao direito autoral.

5.1. O processo será virtual com limite de três (3) fotografias por autor(a).

5.2. Caso sejam submetidas mais de três (3) fotografias, as fotografias mais recentes serão consideradas no Concurso.

6.1. As fotografias serão selecionadas preliminarmente pela Organização para participar da exposição durante o Concurso, com notificação aos autores.

6.2. As fotografias podem ser usadas em canais sociais associados ao Instituto.

6.3. A votação popular ocorrerá no período de exposição, sendo permitido votar em quantas fotografias desejar, desde que vote em uma fotografia por vez.

7.1 A comissão será composta por avaliadores experientes selecionados pela Organização que indicará as três melhores fotografias.

7.2. A organização do Concurso oferecerá aos três (3) classificados e ao vencedor escolhido por voto popular, prêmio e certificado, juntamente com a publicação da fotografia no site e redes sociais do Instituto Jurumi, a entrega dos prêmios e certificados será realizada após encerramento do Concurso.

8.1. O período de submissão das fotografias ficará aberto por até duas (2) semanas antes do início do CBVS. 

8.2. A exposição e avaliação das fotografias acontecerá até o último dia do CBVS. 

8.3. A divulgação do resultado ocorrerá no último dia na Sessão CBVS. 

9.1. As fotografias que não atenderem ao formato estipulado, manipuladas eletronicamente por técnicas abusivas ou com baixa resolução podem ser desclassificadas a qualquer momento.

9.2. A participação neste Concurso implica na aceitação das regras e decisões da Organização.

9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Organização.


Brasília, 07 de maio de 2021. Atualizado em 07/05/2021.

Comissão Organizadora – CBVS – 12 a 16 de setembro de 2021

Dentre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o Congresso se alinha principalmente com as seguintes: 

Contato – congresso @vidasilvestre.org.br


Organização 3º CBVS

Comissão CBVS Fábio Willian Martins da Silva, Francisco Célio de Souza Júnior, Jakqueline Sousa Lopes, Noeliton Teixeira de Araújo Júnior, Nathália Carvalho De Araújo, Polônia Cíntia Nunes Rocha, Rodrigo Jose Viana Leite, Thayane Pereira da Silva, Vinícius Teles Coelho. Comissão Técnica Amanda Rodrigues Santos Costa, Bárbara Medeiros Fonseca, Elisângela De Albuquerque Sobreira, Renata Duarte Alquezar de Oliveira.

Congresso Brasileiro de Vida Silvestre – Trilogia